Trabalho no Futuro – Episódio 28: Concierge para idosos: nova profissão para maturis

O envelhecimento faz surgir novas necessidades de atendimento e, consequentemente, novas demandas por profissionais e novas oportunidades de negócio. Isto ocorre, principalmente, em grandes centros urbanos onde o tempo de deslocamento é grande pelas longas distâncias, dificultando a mobilidade dos idosos pela baixa qualidade dos transportes públicos e até pelas péssimas condições das calçadas.

Ao observar este contexto Ana Carolina Moura Leite criou uma empresa que faz a gestão de domicílios por concierges e, com isso, mantém os idosos em suas residências, construindo uma opção às instituições de longa permanência.

A principal característica dos conciereges – substitutos da família para cuidar e organizar a rotina do idoso – é que sejam maturis. O principal motivo: a identificação dos idosos pela experiência e confiança num profissional mais velho.

Cuidar de idosos, ou desenvolver produtos e serviços que facilitem a vida no envelhecimento, tem sido uma das áreas da economia com maior crescimento nos últimos anos. Com o aumento de idosos precisando de cuidados promete ser uma das áreas de melhor desempenho no futuro.

Entrevista: Walter Alves
Edição: Felipe Andrade
Realização: MaturiJobs

Sobre o programa:

Você sabe como será o Trabalho no Futuro?
Quais as competências serão exigidas?
Haverá Trabalho no Futuro para as pessoas acima de 50 anos?
O que é envelhecer no Brasil atual?
Há uma idade limite para estudar ou para uma nova carreira?
É possível empreender fora da internet?
Para responder a estas dúvidas e, também, falarem sobre longevidade, maturidade e suas próprias experiências conversamos com várias pessoas e registramos em forma de entrevista nos programas Trabalho no Futuro.

Toda terça-feira um novo programa no ar. Não perca!