10 dicas para perder o medo de produzir conteúdo nos Stories e Instagram

A cada 10 pessoas que postam fotos e videos diariamente no instagram, mais da metade tem medo da exposição da própria imagem ou de não agradar tanto assim seus seguidores. Parece ser ainda mais difícil pra você Maturi assim como eu, que além de correr atrás de todas novidades tecnológicas que parecem se automultiplicar a cada semana.

Sim, existe uma atualização muito rápida, mas isso a gente acostuma na medida que vai utilizando os aplicativos e incluindo à rotina. Ainda temos o desafio de lidar com a exposição da imagem e isso as vezes parece ser o maior de todos eles. Pra isso existem os filtros! O importante é aprender no seu próprio tempo e lembrar que recursos estão disponíveis para todos, o maior segredo é usar a seu favor.

E vamos de pílulas:

  1. Explore novas ferramentas, o Tiktok e Podcasts são tendência em 2020. Esteja aberto a novas tecnologias, olhe para elas sem preconceito, comece criando um perfil e entenda aos poucos o funcionamento. Faça testes.

 

  1. Crie sua Marca Pessoal e deixe boas impressões. Dividir contas pessoal e profissional é coisa do passado, seu negócio está diretamente associado a sua identidade e estilo de vida, com tanta informação as pessoas estão buscando o que é genuíno e atraídas pela transparência, afinidade e verdade.

 

  1. Separe e entenda o que entra no Feed e nos Stories. As fotos que você publica no feed devem ser aquelas mais caprichadas no meio de tantas outras, existem vários aplicativos que ajudam a dar um toque mais profissional nas fotos do seu celular.

 

  1. O Stories foi criado para o ‘aqui e agora’ por isso fica só 24h disponível na rede. Por ser muito rápido, ninguém espera ver uma foto super produzida por lá. Também existem vários aplicativos para o stories ficar mais atrativo, organizado e manter o engajamento.

 

  1. Roteiro de posts. É isso mesmo. Agora que a sua conta é uma só é importante manter equilíbrio x frequência na produção dos posts. Você pode planejar por temas diários: trabalho, pessoal, bastidores, tutoriais e até mesmo feedback de clientes, conforme a foto abaixo:

 

 

Dica: Crie uma pastinha no seu celular com fotos para posts, assim você não vai perder tempo procurando e escolhendo as melhores na hora de criar os posts.

 

  1. Atualização é preciso, mas sem deixar de lado o que a experiência nos ensinou. Todo mundo tem algo a mais para contar ou alguma especialidade secreta. Faça uso dessa qualidade e repasse de forma casual esse conhecimento, isso também faz parte de você e da sua Marca Pessoal.

 

  1. Life Long Learning (sempre aprendiz mas fazendo curadoria do auto conhecimento). Se você ainda não sentir segurança para falar de um assunto que está se aperfeiçoando, que tal dividir isso nos Stories? Contar como está sendo o processo e até fazer perguntas e enquetes. Transparência sempre é sucesso!

 

  1. Like não é garantia de venda. Não é o número de curtidas e seguidores que vai garantir uma boa comunicação com seu público. Como qualquer relação, existe um tempo de construção e isso vai acontecer com atividade e conteúdo relevante e autêntico.

 

  1. Use as enquetes ao seu favor. As perguntas nos Stories ajudam a entender quem é seu cliente e o que ele espera de você. As ferramentas para formular perguntas você encontra no menu dos Stories, além de testes, bate papo, música, hashtags, localização, Stckers e GIFs.

 

  1. Por fim. Não tenha medo de mostrar a cara! Fazer Stories, IGTV (que é a TV do Intagram – você precisa configurar sua conta como comercial para utilizar este recurso) e as Lives (você entra ao vivo, interage em tempo real com seguidores) . Usar filtros divertidos, de maquiagem, além de ser um ótimo recurso para dar uma levantada no visual ajuda a disfarçar a timidez, ganhar confiança e o principal, vender o peixe!

                            

Nós maturis somos de uma época que ter mais de uma atividade soava estranho, era como não ter foco! Mas isso mudou, e porque não fazer uso das redes sociais para contar o que você trouxe na bagagem até aqui? Reflita o que tudo isso pode somar à sua marca pessoal e a sua atividade neste momento. Bom trabalho!

Barbara Coufal

Fotógrafa profissional de Lifestyle e Moda, ex- professora do curso de fotografia-UNIP e Mentora de Branding Pessoal para profissionais autônomos e pequenas empresas.
@barbaracoufal
Barbara Coufal

Últimos posts por Barbara Coufal (exibir todos)