Passos fundamentais para empreender, segundo Marcelo Nakagawa

Na teoria, empreender parece até simples. É preciso ter uma ideia e desenvolvê-la, da forma certa. Mas existe fórmula para empreender? Infelizmente, ainda não. Em sua palestra no MaturiDay 2018, o professor, pesquisador, consultor, investidor e colunista de temas associados ao empreendedorismo e inovação (ufa!), Marcelo Nakagawa entregou de bandeja alguns passos que são fundamentais para você, finalmente, conseguir empreender!

 

Novas competências

Não adianta. Ter o mesmo conhecimento sobre as coisas que você tinha quando saiu da faculdade não é o suficiente. O mundo está em constante mudança e é importantíssimo sempre se atualizar. Não tem só a ver com tecnologia. Aprender coisas novas, sobretudo na área de negócios, enriquece, abre horizontes e ajuda a evitar erros. O professor Nakagawa indica os cursos de curta duração que abrangem as áreas de tecnologia, inovação e negócios Shift, da FIAP, do Senac, da Mastertech e os workshops da We Fab.

 

Conhecer novas pessoas

Você já ouviu dizer que seus contatos são tão preciosos quanto seus reais no banco? Pois é verdade! Confira locais que promovem eventos – quase sempre gratuitos – e interação de pessoas para estimular o networking: os centros de coworking Ahoy! Berlin São Paulo e Campus São Paulo são espaços perfeitos para quem quer ampliar a rede em meio a um café. O Cubo, iniciativa do Itaú, disponibiliza um local físico para o desenvolvimento e trabalho de startups e o Inova-Bra Habitat, do Bradesco, é um centro de inovação colaborativa. Estar com pessoas é o principal, por isso dê uma chance para aquele espaço de coworking que abriu no seu bairro, com certeza vai acrescentar algo!

 

 

Novas abordagens

Você já ouviu falar em aceleradoras? Elas são empresas que ajudam e impulsionam o desenvolvimento de outras empresas. Que tal marcar uma consultoria com quem entende de estratégia? A Porto Seguro tem a Oxigênio Aceleradora e a Wayra tem uma sede no Brasil, que além do investimento nas startups, disponibiliza vagas e oportunidades de jobs temporários nessas empresas que estão em desenvolvimento!

 

O MaturiDay é um evento promovido pela MaturiJobs, empresa dedicada a fomentar as oportunidades de trabalho para os maiores de 50. O objetivo do encontro é oferecer recursos, informações e favorecer as trocas de ideias entre os maturis. A última edição do evento ocorreu no dia 17 de março de 2018, na Unibes Cultural, em São Paulo, foram horas de palestras e de debates sobre temas relacionados à empregabilidade dos mais velhos e ao empreendedorismo e contou com mais de 300 participantes. Foram diversos palestrantes que dividiram seus conhecimentos e experiências com o público, como o empresário e consultor Wilson Trevisan e o professor Marcelo Nakagawa.

 

Esta matéria é exclusiva para MaturiJobs e foi produzida pelo site FiftiesMais, sendo o conteúdo de sua inteira responsabilidade.

 

Fifties Mais

Fifties Mais

O Fifties nasceu das inquietações de um grupo de amigas sobre maturidade e envelhecimento. Nossa geração ganhou algo como 30 anos a mais de vida em relação aos nossos ancestrais, como queremos viver esse tempo? Trocar ideias e informações sobre essa fase da vida é o nosso objetivo.
Fifties Mais