Se a gestão de pessoas é muito desafiadora, empreenda sozinho

A Endeavor – organização que apoia empreendedores ao redor do mundo – atualizou a Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros. Lançada pela primeira vez em 2016, o estudo foi feito com quase 1000 empreendedores brasileiros dos mais variados perfis e mostra em quais áreas da empresa há sentimento de mais dificuldades.

No estudo, foram analisados os seguintes grupos de empreendedores:

Empreendedores Gerais – empresas com crescimento em número de funcionários de até 40% no acumulado dos últimos 3 anos. As organizações desse grupo decresceram, em média, 16,8% nesse período, em número de funcionários.

Empreendedores de Alta Performance – empresas com crescimento superior a 40% nos últimos 3 anos. Esse grupo cresceu, em média 89% nesse período, ou cerca de 30% ao ano, em número de funcionários.

Empreendedores de Alto Impacto – empresas que mais crescem e por mais tempo. O crescimento em faturamento das empresas desse grupo é de 39% ao ano, há quase 5 anos, em média.

Empreendedores enfrentam vários desafios durante a sua trajetória, mas alguns deles são sempre mais doloridos.

No estudo, empreendedores de todo o país – e um grupo selecionado de empreendedores apoiados pela Endeavor – foram questionados sobre o quanto 10 tipos de desafios geram dores de cabeça no dia a dia dos seus negócios.

Abaixo os 5 que mais doem:

  1. Gestão de pessoas

Numa escala de 1 a 10, a nota do item foi 6,7, a maior média de dor entre o grupo de Empreendedores Gerais da pesquisa, segmento que representa a grande maioria dos empreendedores brasileiros. Os outros  perfis, também, classificaram esse desafio como o mais dolorido. Os Empreendedores de Alto Impacto atribuiu 7,4 para esse desafio. A principal dificuldade apontada está na formação de lideranças para as empresas. Para ser superado, é preciso investir em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.

  1. Gestão financeira

Os grupos pesquisados atribuíram notas praticamente iguais, e altas para o item. O de Alto Impacto deu a maior nota, média de 6,6. Quase 50% dos Empreendedores Gerais apontaram que os custos da empresa aumentam acima das receitas.

  1. Burocracia (Jurídico e regulação)

Os Empreendedores Gerais deram uma nota média de dor (6,5)  para esse desafio, contra 5,6 do grupo de Alto Impacto. O maior obstáculo apontado pelo primeiro grupo dentro do item está nos impostos. Entre os respondentes dessa categoria, 60% avaliaram o desafio como “extremo”, com respostas 9 e 10 para a média da dor para impostos.

  1. Inovação

Segundo os Empreendedores Gerais, o desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação.

  1. Marketing e vendas

Empreendedores de Alto Impacto são os que mais se preocupam com desafios ligados a marketing e vendas. Na verdade, um em cada cinco classifica esse como o maior desafio da sua empresa.

 

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou a pesquisa da Endeavor e indicou negócios que não haverá necessidade de gestão de pessoas, ou seja, aqueles que dependem somente de uma única pessoa para funcionar.

Veja quais são:

  • Artesão
  • DJ
  • Comida caseira
  • Chef a domicílio
  • Corretor de imóveis
  • Coach de carreira ou vida
  • Costura
  • Cuidador de idosos
  • Fotógrafo
  • Passeador de cães
  • Planejador de eventos
  • Serviços de redação e revisão de texto
  • Serviços de beleza e bem-estar
Walter Alves

Walter Alves

Palestrante e consultor social com experiência em gestão de pessoas, Gestão do Conhecimento e inclusão no trabalho de mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTI+ e pessoas acima de 50 anos.
Walter Alves