Você tem ideias para negócios? A MaturiJobs te ajuda a validá-las

Em tempos de grandes dificuldades para empregar-se, encontrar estratégias que apontem bons caminhos para outras formas de trabalho são oportunidades que não podem ser desperdiçadas.

Percebendo este contexto e a importância de instrumentalizar os maturis para vencer obstáculos de carreira, a MaturiJobs realizou um workshop de validação de ideias de negócios, o ValidaMaturi. Para que os empreendedores pudessem modelar seus negócios através do Business Model Canvas foi feita uma parceria com a Mentores do Brasil, Aging2.0: Brasil e Ativen – Envelhecimento.

O Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas, é um instrumento – comprovadamente eficaz – que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio.

Ajudados por 10 mentores de alto nível e num ambiente colaborativo,  36 participantes – com a cabeça fervilhando de ideias das mais variadas – puderam criar modelos para seus negócios durante todo o dia de sábado, 06/10, na Unibes Cultural.

Tradutoras, dirigentes de ONG, engenheiros, vendedoras, consultores de marketing e RH, empresárias e empresários, agentes de viagem puderam reunir-se para discutir assuntos como Fatores Críticos de Sucesso para Empreender e Noções Básicas de Viabilidade Econômica Financeira além de conceitos sobre o Canvas, é claro.

Ilze Sola da Mentores do Brasil foi a responsável por apresentar noções sobre o Modelo de Negócio Canvas. A Mentores do Brasil é uma Associação que tem como missão “Contribuir com o Ecossistema do Empreendedorismo e da Inovação por meio do aprimoramento contínuo de mentores e dos processos de mentoria”. Atualmente, reúne mais de 400 profissionais em todo o País, dentre os quais, 10 estiveram trabalhando neste dia.

As Noções Básicas de Viabilidade Econômica Financeira foram apresentadas por Sergio Duque Estrada consultor da Ativen e embaixador da Aging 2.0 – uma comunidade global que apoia empreendimentos inovadores que se sentem desafiados para responder às necessidades da população acima de 50 anos.

O responsável por discutir conceitos de modo a aumentar a chance de sucesso num empreendimento foi Wagner Mancini empreendedor, consultor e também membro da Mentores do Brasil. De forma estimulante e realista abordou os bons motivos para se tornar um empreendedor, sem esquecer dos principais motivos de fracasso das startups.

Depois da conversa, a prática. Os participantes puderam construir o modelo de seu negócio através do preenchimento do Canvas com a ajuda dos mentores que circulavam por todo o espaço, passando por todas as mesas, e abordando as ideias de negócios sobre variados ponto de vista.

A validação das ideias – de como operar um negócio com valor para o mercado – pode ser feita quando cada participante apresentou a sua para o demais da mesa e ouviu opiniões num ambiente respeitoso e muito interativo e colaborativo.

Por fim, todos – participantes, mentores, parceiros e a organizadores – puderam compartilhar suas impressões do dia avaliando o convívio de mais de 8 horas quando houve possibilidades de conversar, de desaprender conceitos já ultrapassados dando lugar aos novos onde a inovação, a circulação livre de ideias e a cooperação foram a tônica.]

Veja aqui as fotos do evento.

Cadastre-se aqui para ficar sabendo das próximas edições do ValidaMaturi!

Walter Alves

Walter Alves

Palestrante e consultor social com experiência em gestão de pessoas, Gestão do Conhecimento e inclusão no trabalho de mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTI+ e pessoas acima de 50 anos.
Walter Alves