Vantagens de contratar um senior

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a população mundial está em um processo de envelhecimento progressivo. A cada ano, são contabilizados mais pessoas mais velhas. Se a expectativa de vida era de 60 anos, no máximo, há algumas décadas, hoje passa dos 70 (segundo o último relatório da OMS), chegando a mais de 80 em países como o Japão.

 

É claro que o mercado vai sentir essa mudança de inúmeras formas, mas, de modo geral, todos os setores precisam se adaptar a esse novo cenário.

 

À parte as discussões sobre previdência e aposentadoria, é melhor nós irmos nos preparando para fazer uma revolução na imagem que temos de velhos associada trabalho e carreira.

 

Veja algumas (boas) razões que vão fazer os empresários contratarem seniors e aprenderem a trabalhar com equipes multigeracionais:

 

Experiência: a dinâmica que acontece nos grupos em que há uma grande diversidade de idades é muito vantajosa para o resultado final do trabalho. A experiência dos mais velhos é integrada ao fôlego e às ideias frescas dos jovens, o que gera um produto único, original e poderoso.

 

Comprometimento: não adianta, os milênios encaram o “não” de uma forma muito mais radical que o pessoal que nasceu antes da década de 80. Os mais velhos costumam ser mais maleáveis e persistentes, enquanto os novos se afobam numa expectativa de sucesso antes dos 30, o que os leva a desistir com mais facilidade.

 

Paciência: segundo um estudo de 2017 da OMS,jovens até 35 anos seriam mais suscetíveis a uma das armadilhas estressantes da vida moderna, a ansiedade. Daí uma certa dificuldade de enfrentar desafios e se abalar mais facilmente com erros ou negativas. Equipes multigeracionais conseguem imprimir equilíbrio nas equipes e os mais velhos podem ser exemplo de resiliência.

 

Qualificação: cada vez mais os currículos chegam recheados de graduações, especializações e MBAs, isso de candidatos com menos de 30 anos. Isso mostra o quão competitivo está o mercado e, por isso, os mais velhos que estão nesse meio também estão se atualizando. É um pouco óbvio, mas vale a pena lembrar: quanto mais velho, mais tempo você teve para se atualizar e se especializar em uma área.

 

Esta matéria é exclusiva para MaturiJobs e foi produzida pelo site FiftiesMais, sendo o conteúdo de sua inteira responsabilidade.

Fifties Mais

Fifties Mais

O Fifties nasceu das inquietações de um grupo de amigas sobre maturidade e envelhecimento. Nossa geração ganhou algo como 30 anos a mais de vida em relação aos nossos ancestrais, como queremos viver esse tempo? Trocar ideias e informações sobre essa fase da vida é o nosso objetivo.
Fifties Mais