IV Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo de São Paulo

Carregando mapa ....

Data / Hora
Data(s) - 22/09/2018
09:00 - 17:00

Localização
Câmara Municipal de São Paulo

Categorias


IV Congresso Envelhecimento Ativo debate soluções para o trabalho 50+

O envelhecimento populacional é um grande desafio. No mundo, a cada segundo duas pessoas celebram seu sexagésimo aniversário. Uma em cada nove tem 60 anos de idade ou mais, e estima-se um crescimento para uma em cada cinco para 2050. (UNFPA, 2009)

No Brasil, o ritmo é acelerado. Estima-se que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no país, passando de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). (IBGE, 2016).

Os estudos estimam que a ‘virada’ no perfil da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o percentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.

Se por um lado a longevidade pode impactar a saúde e a previdência, por outro, pode representar grandes oportunidades para a sociedade, governo e empresas. É necessário, portanto, que os esforços sejam concentrados para essa nova demanda.

Por isso, o IV Congresso Envelhecimento Ativo, iniciativa do vereador Gilberto Natalini, aborda o tema ‘Envelhecimento, trabalho e inclusão social: desafios e perspectivas’, no dia 22 de setembro, das 08h às 17h, no salão nobre na Câmara Municipal de São Paulo.

Na programação, além da reflexão sobre o mercado, políticas públicas e leis de incentivo, também o empresariado paulista deverá compor as mesas, na busca de integrar os vários elementos que compõem a desafiadora questão de empregabilidade e geração de renda para homens e mulheres que envelhecem e representam uma mão-de-obra experiente e potencialmente produtiva.

Na edição deste ano, uma novidade: uma premiação irá motivar o intercâmbio de gerações, com o patrocínio do Hospital Premier, parceiro do Congresso.

‘A mudança demográfica traz desafios enormes e acredito que é com a soma de esforços, interesses e iniciativas que podemos encontrar soluções justas e viáveis’, enfatiza Gilberto Natalini.

A expectativa é grande para o Congresso deste ano que deverá, ainda, promover pré-encontros para incentivar a troca de experiências e boas práticas na capacitação de pessoas com mais de 50 anos.

Sejam bem-vindos ao debate!

Evento gratuito e terá certificado de participação.

Saiba mais e inscreva-se no site envelhecimentoativo.com