A força da experiência

Muita gente com o passar dos anos tem a mania de ficar prestando atenção nas coisas que já não pode mais fazer em função da idade. Claro, é verdade que a idade traz alguns limitadores. Mas de forma alguma é motivo para se concentrar nisso. Assim como se fecham umas portas se abrem muitas outras. É pra essas que precisamos olhar e trazer o foco.

Uma dica é começar a se perguntar em quais áreas você se acha melhor do que era antigamente. Verá que melhorou em muita coisa e essa experiência pode trazer benefícios de todos os tipos. Tanto pra vida pessoal como profissional.

Para iluminar um pouco esse exercício listo aqui apenas algumas dessas habilidades que ganhamos com a experiência. Assim você inicia com uma ideia e pode continuar esse exercício criando a sua própria lista.

– Habilidade de aceitar falhas

Quando somos jovens e temos as primeiras grandes falhas da vida ficamos desesperados. Fim de um relacionamento, perda do emprego, um projeto que não deu certo. Quando essas coisas acontecem parece que o mundo acabou. Com o passar do tempo e as muitas trombadas que levamos da vida aprendemos melhor que as falhas fazem parte e servem para aprendermos com elas.

Lidar melhor com as pessoas

Jovens, em geral, são bastante explosivos e intransigentes. Tipo “É do meu jeito e pronto”. A verdade é que não funciona assim. Com a experiência percebemos que a convivência de forma harmoniosa em sociedade requer ter mais empatia pelo outro. Entender as necessidades de todos os envolvidos e chegar a uma solução com jeito.

– Controle emocional

Esta é ótima. Possivelmente uma das maiores áreas de crescimento com a experiência. Raiva quando alguém faz algo que não gostamos. Com o tempo conseguimos aprender a relevar com mais facilidade. Medo de encarar uma dificuldade também passa ser menor. Da mesma forma lidamos melhor com diversas outras emoções como decepção, tristeza, vergonha, indignação e ansiedade entre outras.

– Felicidade

Quando mais jovens nossa felicidade está muito no futuro. No que queremos ter e ainda não temos. No que queremos ser e ainda não somos. Com o passar do tempo e o desenrolar da vida percebemos mais a importância de viver o presente. Valorizar o agora e dar menor peso para o que aconteceu de errado no passado e para as preocupações em relação ao futuro. Percebemos que a felicidade é muito mais uma escolha do que de fato um ponto onde precisamos chegar.

A vida é cheia de acontecimentos. Alguns fantásticos e outros dolorosos. O tempo e experiência são nossos aliados para aprendermos a lidar melhor com a parte difícil, aproveitar mais os momentos simples e depender menos dos extraordinários.

Juan O'Keeffe

Juan O'Keeffe

Juan O’Keeffe é empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog https://www.evolucaopessoal.com.br.
Juan O'Keeffe

Últimos posts por Juan O'Keeffe (exibir todos)