Mudança de mindset: quando isso acontece, tudo se transforma

Uma conversa esclarecedora com Fábio Di Giacomo, engenheiro de gente e estrategista mental.

Mindset é uma daquelas palavras que, vira e mexe, viram moda e acabam se incorporando no vocabulário cotidiano, sendo repetida à exaustão sem nos atentarmos para o seu real significado. No primeiro MaturiDay de 2020 que acontecerá em março em São Paulo, Fábio di Giacomo vai explicar o que é mindset como se formam os padrões de pensamentos e a importância disso na nossa vida profissional e pessoal.  

“De forma literal, mindset é o ajuste da mente. É a maneira que a mente está ajustada para funcionar e como estamos programados para agir diante de determinada situação”. No dia a dia, nos comportamos de acordo com nossas experiências passadas e, por isso, criamos um círculo, nem sempre virtuoso, de como percebemos determinados assuntos. Para quebrar esse “vício” temos de olhar nossas experiências de maneira profunda, atribuindo uma nova programação de pensamentos e assim, mudar a maneira que reagimos aos desafios.

A palavra-chave não é mudança e sim, transição. E neste ponto, Fabio Di Giacomo pode falar com propriedade. Desde de o início da sua vida profissional, o engenheiro, envolvido em cálculos e números, se perguntava porque as pessoas agiam sempre da mesma forma e além de não mudarem, aceitavam, resignadas, coisas que não concordavam apenas porque as “coisas eram assim e ponto”. “Durante todos esse anos de estudo e trabalho, notei que ninguém ia a fundo na questão”, relembra. “A raiz da mudança é o pensamento. O comportamento é consequência.”

“Quero ajudar os maturis ficarem mais abertos, ampliarem as suas percepções de mundo para virar a chave e encarar a vida de forma diferente”, assinala. “Na nossa idade (ele tem 51 anos), o maior desafio é viver o presente. Este é o único tempo que podemos controlar. O passado já se foi e o futuro, só nos traz preocupações”. E com a velocidade do mundo atual, não dá para fazer planos de mais de 3 anos. Este tipo de planejamento serve como norte, uma visão para guiar nossos passos mas sem nos agarramos a ele.

Fábio propõe um mergulho interno profundo sem ter medo do que vai encontrar e sem julgamentos do que foi feito. O que vale é ter consciência de como se é e encarar o momento presente de forma ampla.

Vale ressaltar que não há nenhuma maneira de escaparmos das mudanças da vida. Elas acontecem o tempo todo, ainda mais na era que vivemos de transformação digital. Essas mudanças ou são escolhidas ou nos são impostas e cabe a nós escolhermos a forma que vamos encará-las. Então, não tem escapatória. Temos que praticar. “O mais importante é começar. Pouco a pouco. Assim, se inicia uma jornada e finalmente, se muda o mindset. E quando isso acontece, tudo se transforma”.

Se você se interessou e quer aprofundar um pouco mais esse assunto, venha para o primeiro MaturiDay de São Paulo do ano, que acontecerá no InovaBRA Habitat, na Consolação próximo à Av. Paulista, a partir das 18h do dia 2 de março. Além do painel com Fábio Di Giacomo e com a Dra. Fabiane Berta, Médica especialista em longevidade e envelhecimento, você vai ficar sabendo das novidades que a MaturiJobs preparou para 2020 e fazer muito networking. As vagas são limitadas! Não perca a oportunidade de estar conosco em uma noite de conteúdo muito inspirador.

Faça sua inscrição:

https://maturi.in/mar2020sp

Regiane Bochichi

Profissional multidisciplinar, especialista em transmídia, com sólida experiência em ações de marketing e conteúdo jornalístico, adquirida em mais de 30 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de comunicação tanto em veículos como em agências.
Regiane Bochichi