Coworking: veja como esse conceito pode contribuir para quem quer empreender

Novos espaços de trabalho contribuem para que jovens e maturis façam parcerias, novos contatos e tenham um lugar para trabalhar com toda a estrutura necessária a um valor acessível.

Confira algumas das vantagens destes espaços:

 

  1. NETWORKING

Ao longo da vida, você já deve ter percebido que as conexões e experiências que vamos adquirindo são fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira. Afinal, o mundo corporativo é um ovo: todo mundo se encontra e se reencontra, por isso, um bom jeito de se conectar com as pessoas, sejam as de antigamente ou para criar novas relações, é trabalhar suas práticas de relacionamento interpessoal e atualizar sua agenda de contatos.

 

Atualmente, no entanto, fazer networking pode parecer mais difícil com as mudanças estruturais do trabalho, que permitem o home office, por exemplo. É aí que entra uma prática que está revolucionando o mundo dos negócios: o coworking. Você já deve ter ouvido falar em escritórios compartilhados, não? Pois é exatamente isso que o coworking propõe: um mesmo ambiente sendo dividido por várias empresas, tornando a conexão e a interação entre as pessoas algo muito, muito valioso e útil!

 

Mas se você não tem empresa, ou negócio engatado não tem o menor problemas. Em geral, nesse tipo de espaço são oferecidas salas de reunião, mesas de trabalho individuais e até cafés para que você possa usufruir da maneira que combinar com as suas necessidades no momento.

 

A WeWork, por exemplo, tem escritórios estão espalhados pelo mundo inteiro e, no Brasil, é possível encontrar em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Oferece vários pacotes de preços, sendo o inicial o Hot Desk, que garante um espaço para você em uma área comum do empreendimento. A partir de R$ 780 por mês, é ideal para agendar reuniões com clientes ou mesmo marcar um café com os amigos. Já o Campus São Paulo, do Google, tem acesso Wi-Fi gratuito e dois andares com acesso liberado para todos os membros do Campus, sem precisar agendar horário e sem processo seletivo. Basta fazer sua inscrição no link https://www.campus.co/sao-paulo/pt/sign-up. Esses são apenas dois exemplos num universo que não para de crescer. Para encontrar um estabelecimento na sua cidade, é só fazer a pesquisa no site Coworking Brasil.

POR ONDE COMEÇAR
Nessa altura, você deve estar se perguntando onde encontrar um coworking que mais se encaixa no seu perfil. No último MaturiDay, evento realizado em São Paulo para discutir novas conexões, formas de trabalho e carreiras, o professor Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo do Insper, indicou em sua palestra alguns lugares para quem está se sentindo um pouco perdido nesse mundo tão moderno:

 

  1. SÓ PAGA QUANDO USA

Nem toda empresa precisa de um escritório todos os dias da semana. E é essa uma das flexibilidades que o coworking tem: alguns oferecem a comodidade de só pagar quando usar. Se o objetivo é reunir a equipe uma, duas vezes por semana e ter um lugar para receber os clientes com hora marcada, pode compensar contratar o serviço de diárias que muitas empresas oferecem. As diárias podem custar de 50 a 150 reais, de acordo com o número de horas, bancadas e outros serviços, como salas de reunião, café e telefone. Se você ainda está um pouco inseguro, que tal experimentar o Campus São Paulo do Google? Para usar o serviço, você só precisa se inscrever no site!

 

  1. MAIS PRODUTIVIDADE
    Home office é ótimo, mas tem que ter muita disciplina para não cair nas armadilhas das distrações. O sofá pode parecer irresistível para um cochilo pós-almoço, enquanto seu pet olha para você com aquela carinha pedindo colo. Por isso, ter um lugar em que você possa se concentrar e render é fundamental!

 

  1. TER ENDEREÇO FIXO + BOA LOCALIZAÇÃO

Por conta do alto custo de aluguel, algumas regiões, localizadas em bairros nobres, acabam ficando inacessíveis para se ter um escritório padrão. Pelo coworking, no entanto, é possível encontrar um bom local, perto de metrôs e grandes avenidas, por um preço mais justo!

 

  1. DIMINUIÇÃO DE CUSTOS

Pagar aluguel, IPTU e condomínio pode sair fora do orçamento de quem está começando a empreender. Os centros de trabalho compartilhados permitem que exista um fluxo de pessoas e a divisão dos gastos entre vários interessados.

 

  1. NOVAS PARCERIAS

Como dissemos no começo do texto, o mundo corporativo é um ovo e as chances de você precisar dos serviços de alguém são altíssimas! O coworking permite que você encontre diversas empresas e pessoas que podem gerar boas parcerias no futuro!

 

Bonus: além de tudo isso, muitos coworkings costumam receber muitos eventos interessantíssimos!

 

Esta matéria é exclusiva para MaturiJobs e foi produzida pelo site FiftiesMais, sendo o conteúdo de sua inteira responsabilidade.

Fifties Mais

Fifties Mais

O Fifties nasceu das inquietações de um grupo de amigas sobre maturidade e envelhecimento. Nossa geração ganhou algo como 30 anos a mais de vida em relação aos nossos ancestrais, como queremos viver esse tempo? Trocar ideias e informações sobre essa fase da vida é o nosso objetivo.
Fifties Mais