9 dicas para tornar os eventos de networking menos incômodos

Os eventos de networking são notórios por serem para muitos embaraçosos e para outros angustiantes. Ao mesmo tempo, sabemos que são muito importantes para o sucesso das carreiras.

Além do mais, qual seria o melhor lugar para ampliar a rede de contatos do que em um evento exclusivamente dedicado a esse propósito?

Algumas dicas para torna-los um pouco menos incômodos.

1 – Use bolsos. Guarde o próprio cartão de visitas num lugar de fácil acesso e os que recebeu separados.

2 – Mantenha uma mão livre. É desagradável tentar cumprimentar alguém que ao mesmo tempo tenta equilibrar um prato de salgados numa mão e uma taça de vinho na outra. Evite comer e beber no mesmo momento. Assim, uma mão sempre estará disponível para um aperto de mão adequado.

3 – Vá só. Estar com uma pessoa íntima num evento de networking pode atrapalhar muito. Namorados e namoradas, esposas e maridos – que nada têm a ver com o evento -, de alguma forma, não força a superação natural do constrangimento da aproximação com pessoas estranhas. Lembre-se, o evento é pra conhecer pessoas.

4 – Prepare seu pitch. É necessário que seja capaz de, em menos de 30 segundos, resumir quem é, o que faz e por que as pessoas deveriam se interessar por isto. Se conseguir, prepare-se para os surpreendentes resultados.

5 – Saiba por que está no evento. Os motivos podem ser vários, mas os mais comuns são: estabelecer novas relações ou estreitar as já existentes.

6 – Fale sobre algo interessante ou fora do comum. Como a maioria das pessoas faz e responde exatamente as mesmas perguntas, tente diferenciar-se. Deste modo, haverá mais possibilidades de ser lembrada ou lembrado.

7 – Chegue cedo. Conectar-se com poucas pessoas que estão sozinhas é mais fácil. É preciso muita desenvoltura para entrar em conversas com grupos e rodas já formadas.

8 – Apresente-se ao organizador ou organizadora do evento. Como eles conhecem grande parte dos e das participantes, poderão indicar quem seria interessante conhecer – se tiver sorte, poderão pessoalmente apresenta-lo ou apresenta-la.

9 – Sorria. Deixe seu smartphone de lado, cumprimente as pessoas e sorria. Quem sorri parece confiante e acessível.

O artigo de Carrie Kerpen foi publicado originalmente na revista Forbes em https://www.forbes.com/sites/carriekerpen/2018/09/11/9-tricks-for-making-networking-events-less-awkward/#62e341b36da7

Walter Alves

Palestrante e consultor social com experiência em gestão de pessoas, Gestão do Conhecimento e inclusão no trabalho de mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTI+ e pessoas acima de 50 anos.
Walter Alves