Mitos e verdades sobre os seniores no mercado de trabalho

Que os mais velhos sofrem com os estereótipos não é novidade nenhuma, mas sabia que o senso comum acaba atrapalhando – e muito – a evolução da carreira de uma pessoa com mais idade? O tema foi debatido na palestra com  Vanessa Cepellos, professora da FGV-SP, oferecida pelo Instituto da Longevidade, que aconteceu em 14 de dezembro de 2017, na FEA-USP. Veja alguns exemplos do que é mito e do que é verdade sobre os seniores nessa loucura do mundo corporativo e lembre-se: o pior do estereótipo é quando você se convence dele e começa a acreditar que as coisas precisam ser daquela maneira. É tão simples quanto acreditar que futebol é esporte de menino e não de menina!

 

Não são capazes de realizar trabalho pesado (fisicamente): MITO. A questão de condicionamento físico não se baseia no DNA (Data de Nascimento Antiga), mas num estilo de vida, ou seja, você pode ser mais velho e ter muito mais força física, equilíbrio e fôlego do que um jovem sedentário. É claro que as dores nas costas, a dificuldade de enxergar de perto são, muitas vezes, “presentes” que a idade dá, mas nada que seja exclusividade dos seniores.

 

São ótimos para ocuparem os cargos de consultoria e conselho: VERDADE. Com o passar dos anos, adquirimos cada vez mais experiência e isso é fundamental para ajudar uma equipe a encontrar rumos e perseguir seus objetivos. Sabe aquela história do macaco velho? Pois é, ele vai ter mais knowhow para resolver problemas e sair de eventuais crises.

 

Não se adaptam às mudanças: MITO. Essa ideia de que pessoas mais velhas são mais resistentes às mudanças é muito comum, mas não é exclusividade dessa faixa etária. Mudanças são sempre complicadas e difíceis, uma vez que estamos condicionados a fazer algo de tal maneira. E você pode ter sido um jovem inflexível que vai virar um velho inflexível se não se der conta disso. Surfar nas mudanças é pura questão de…hábito!

 

Não se adaptam às tecnologias: MITO. Por mais que a geração de seniores não tenha nascido em meio ao mundo dos tablets, celulares e internet banda larga, eles podem se dar muito bem com a tecnologia. Mais uma vez, a questão de prática e conhecimento são cruciais para o sucesso.

 

Não são criativos: MITO. Desde quando a idade interfere na capacidade de criar? Isso pode ser algo óbvio, mas muita gente ainda acha que é verdade. Isso pode acontecer quando a pessoa está de fora do contexto midiático a que todos estamos: notícias, tendências, aplicativos do momento. O importante é sempre se atualizar e não ter medo de explorar.

 

Esta matéria é exclusiva para MaturiJobs e foi produzida pelo site FiftiesMais, sendo o conteúdo de sua inteira responsabilidade.

 

Fifties Mais

Fifties Mais

O Fifties nasceu das inquietações de um grupo de amigas sobre maturidade e envelhecimento. Nossa geração ganhou algo como 30 anos a mais de vida em relação aos nossos ancestrais, como queremos viver esse tempo? Trocar ideias e informações sobre essa fase da vida é o nosso objetivo.
Fifties Mais

Últimos posts por Fifties Mais (exibir todos)